quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Exercícios

01. Sobre o Humanismo, assinale a afirmação incorreta:

a) Teve como centro irradiador a Itália e como precursor Dante Alighieri, Boccaccio e Petrarca
b) Retorna os clássicos da Antiguidade greco-latina como modelos de Verdade, Beleza e Perfeição
c) Associa-se à noção de antropocentrismo e representou a base filosófica e cultural do Renascimento
d) Denomina-se também Pré-Renascentismo, ou Quatrocentismo, e corresponde ao século XV
e) Representa o apogeu da cultura provençal que se irradia da França para os demais países, por meio dos trovadores e jograis

02. (FUVEST) Aponte a alternativa correta em relação a Gil Vicente:
a) Compôs peças de caráter sacro e satírico
b) Representa o melhor do teatro clássico português
c) Só escreveu cantigas
d) Escreveu a novela Amadis de Gaula
e) Introduziu a lírica trovadoresca em Portugal

03 - obra de Fernão Lopes tem um caráter:
a) Histórico-literário, aproximando-se do moderno romance histórico, pela fusão do real com o imaginário
b) Basicamente histórico, pela fidelidade à documentação e pela objetividade da linguagem científica
c) Histórico-literário, pela seriedade da pesquisa histórica, pelas qualidades do estilo e pelo tratamento literário, que reveste a narrativa histórica de um tom épico e compõe cenas de grande realismo plástico, além do domínio da técnica dramática de composição
d) Essencialmente estético pelo predomínio do elemento ficcional



04 - Sobre o Humanismo, identifique a alternativa falsa:
a) Rejeita a noção do homem regido por leis sobrenaturais e opõe-se ao misticismo
b) Fundamenta-se na noção bíblica de que o homem é pó e ao pó retornará, e de que só a transcendência liberta o homem de seu insignificância terrena
c) Em sentido amplo, designa a atitude de valorização do homem, de seus atributos e realizações
d) Designa tanto uma atitude filosófica intemporal quanto um período especifico da evolução da cultura ocidental
05. (FUVEST-SP) Caracteriza o teatro de Gil Vicente:
a) A elaboração requintada dos quadros e cenários apresentados
b) A busca de conceitos universais
c) A obra escrita em prosa
d) A preocupação com o homem e com a religião
e) A revolta contra o cristianismo
06. No inicio do século XIII, a intransigência religiosa arrasou a Provença e dispersou seus trovadores, mas a lírica provençalesca já havia fecundado a poesia ocidental com a beleza melódica e a delicadeza emocional de sua poesia-música, impondo uma nova concepção do amor e da mulher.
a) Verdadeiro
b) Falso
07. A canção associava o amor-elevação, puro, nobre, inatingível, ao amor dos sentidos, carnal, erótico; a alegria da razão (o amor intelectual) à alegria dos sentidos.
a) Verdadeiro
b) Falso
8 - O pensamento humanista elaborou uma forte crítica à escolástica, embora não tenha rompido com a idéia criacionista, colocando suas esperanças em uma nova forma de educação.
II - O mundo dos humanistas foi um mundo animado por transformações: a difusão da impressão mecânica, os progressos da navegação e a descoberta de novas terras, a intensificação das trocas comerciais, a queda de Constantinopla e o exílio de letrados gregos na Europa, todos fatores que provocaram uma reflexão a propósito da condição humana.
III - O humanismo fundamentou-se, em primeiro lugar, na restauração da cultura antiga, através de manuscritos que se haviam perdido desde a Antigüidade, os quais são considerados como tesouros de uma cultura viva.
Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas III.
c) Apenas I e II.
d) Apenas II e III.
e) I, II e III.
09. Assinale a afirmação falsa sobre as cantigas de escárnio e mal dizer:
a) Os alvos prediletos das cantigas satíricas eram os comportamentos sexuais (homossexualidade, adultério, padres e freiras libidinosos), as mulheres (soldadeiras, prostitutas, alcoviteiras e dissimuladas), os próprios poetas (trovadores e jograis eram freqüentemente ridicularizados), a avareza, a corrupção e a própria arte de trovar
b) As cantigas satíricas perfazem cerca de uma quarta parte da poesia contida nos cancioneiros galego- portugueses. Isso revela que a liberdade da linguagem e a ausência de preconceito ou censura (institucional, estética ou pessoal) eram componentes da vida literária no período trovadoresco, antes de a repressão inquisitorial atirá-las à clandestinidade
c) A principal diferença entre as duas modalidades satíricas está na identificação ou não da pessoa atingida
d) Algumas composições satíricas do Cancioneiro Geral e algumas cenas dos autos gilvicentinos revelam a obrevivência, já bastante atenuada, da linguagem livre e da violência verbal dos antigos trovadores
e) O elemento das cantigas de escárnio não é temático, nem está na condição de se omitir a identidade do ofendido. A distinção está no retórico do “equívoco”, da ambigüidade e da ironia, ausentes na cantiga de maldizer.

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